quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A politica deve remotivar o jovem

É pena que tenha se reduzido tanto o entusiasmo daquele tipo de jovem surgido em 1989, quando se restabeleceu a eleição presidencial direta e se encolheu em dois anos a idade mínima para habilitação de eleitores. O eleitor entre 16 e 18 anos já não é o mesmo ou então nem sequer se alista, por não ser obrigatório o voto nessa faixa.
No ano passado, estavam alistados menos de 3 milhões de eleitores jovens, pouco mais do que 2% dos cerca de 130 milhões formando o eleitorado total.
O que é preciso ser feito? Remotivar este jovem.
A socióloga Maria Vitória Benevides deduziu, analisando eleições mais recentes, que a faixa do jovem eleitor desconfia dos políticos bem mais do que confia. Durante os longos anos nos quais a democracia foi sufocada pelo autoritarismo no País havia a esperança de que, em seu renascimento, ela traria para o palco atores políticos que voltariam a motivar os jovens e torná-los parte importante das decisões.
É preferivel jovens politicamente motivados com alguma afoiteza do que jovens bem comportados, mas despolitizados ou apolíticos. Jovens politizados já deram boa contribuição para os quadros políticos no País e no Estado. Entre muitos que militaram quando estavam na faixa etária entre 16 e 20 anos, inclui-se o governador de São Paulo, e provavelmente candidato à Presidência, José Serra. Foi presidente da União Brasileira de Estudantes (UNE), sucedendo o goiano Aldo Arantes. Também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso militou em política estudantil, quando estudava sociologia na USP. Outro grande exemplo é o de Oscar Silva, pré-candidato a Presidente da República pelo PHS, quando mais jovem, participou dos movimentos pelo retorno à Democracia (anistia, eleições diretas e representação política no Distrito Federal).
Já é hora do Brasil promover mudanças que romperão com o passado e mudarão a maneira de pensar das pessoas, e isso só aconteçe atraves da Educação. É um dever do PHS evidenciar a importancia da participação dos jovens que vão votar pela primeira vez no processo democratico. È quando os jovens começam a assumir Riscos e Responsabilidades.
Eduardo Machado
PHS - Goiás


------------------------------------------------------------

Fique livre dos males da Gastrite


Nenhum comentário:

Postar um comentário