domingo, 23 de maio de 2010

Breno Leite aposta no crescimento do PHS nas eleições deste ano

O médico Breno Leite, jaraguense por opção, tem exercido papel destacado na condução de seu partido o PHS, a nível estadual, atuando como vice-presidente da legenda. Segundo ele a expectativa é de eleger pelo menos dois deputados estaduais e lutar para ter uma boa votação para a câmara federal. Como pré-candidato, do PHS a deputado estadual ele faz um trabalho com lideranças em 10 cidades. Ao lado presidente Eduardo Machado, ele diz que o partido está discutido qual será a melhor aliança para governador, hoje o PHS é assediado pelo Senador Marconi Perillo (PSDB), Vanderlan Cardoso (PR) e o por Íris Resende (PMDB).

Segundo Breno Leite, seu nome cresce e tem boa aceitação em vários colégios eleitorais como; São Franscisco, Petrolina, Itaguaru, Itapuranga e Santa Rosa. Lideranças como a vereadora, Miriam Garcia (PSDB), de Anápolis também deveram integrar o grupo de apoio a Breno Leite. “Estamos trabalhando em todos esses municípios. Em Anápolis, minha terra natal, as coisas estão melhores que nos imaginávamos, assim que tivermos a oportunidade de apresentar nossos ideais, tenho certeza que iremos conseguir a adesão de grande parte da população” frisa.

Um das bandeiras de Breno Leite será a saúde. “Vejo o quanto nossa população padece por falta de médicos nos hospitais, e isso não se muda sem vontade política, creio que na Assembléia, poderemos cobrar do estado à mudança desta realidade. A quantidade de médicos hoje para prestar serviço à população é pequena diante da demanda, esta situação precisa mudar” frisa.

Outra preocupação de Breno Leite é quanto às drogas. “Infelizmente a cada dia que passa, aumento o número de dependentes químicos, e alguém com voz ativa precisa cobrar tratamento adequado para essas pessoas, que na verdade são doentes. Quero propor a construção de clínicas de reabilitação, como contraponto a esta questão, que também precisa ser enfrentada no campo da repressão aos traficantes” enumera.

Sempre visitando aos mais de 60 diretórios do PHS em Goiás, ao lado do presidente da legenda, Eduardo Marchado, começa a aparecer apoios a sua candidatura em vários municípios, o que garante Breno Leite, ele também esperar obter boa votação em Goiânia, onde seu irmão, Brício obteve quase 2 mil votos para vereador em 2008. “estamos muito confiantes em nossa eleição” frisa.

Perfil

Breno Leite é de uma família de médicos. O irmão gêmeo, Brício Leite também é médico, atuando em Anápolis e Goiânia, o irmão mais velho, Antônio Neto, é pediatra em Brasília. O pai Wanderley de Oliveira Santos, falecido recentemente, foi otorrino por 42 anos em Anápolis. Os quatro se formaram pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Com extenso currículo em saúde pública, Breno Leite implantou, em 2000, e coordenou por três anos, o Programa de Saúde da Família (PSF) em Flores de Goiás, município do nordeste goiano com maior número de assentamentos do INCRA e de famílias assentadas do Estado. Foi também diretor do hospital municipal daquela cidade.

Em 2004, coordenou, em Aruanã, a direção clinica do hospital municipal, o PSF daquela comunidade ribeirinha e o PSFi, das famílias indígenas da aldeia Karajá.

A experiência com assentados e tribos indígenas fez com que elaborasse projetos para estes grupos, apresentados ao Ministério do Planejamento para serem utilizados como políticas públicas para melhoria de qualidade saúde e higienosanitárias destas comunidades.

É também desta época, seu artigo público no Jornal O Popular sobre os precários contratos de trabalho dos profissionais do PSF. O artigo contribuiu para concursos e efetivação de muitos agentes comunitários de saúde e enfermeiros técnicos padrões, e que é ainda utilizado como texto de estudo para curso introdutório do PSF para médicos e dentistas pelo centro de formação da Secretaria Estadual de Saúde, SES-GO.

Atualmente, Breno Leite é médico auditor da SUS. Foi aprovado em processo seletivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e lotado no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA) e é ainda médico plantonista dos hospitais municipais de Jaraguá, Santa Rosa e Itapuranga.

Em Itapuranga, Breno Leite atende no Hospital Municipal e em sua clinica, além de participar do Programa Jornal de Casa, das 09 as 10 horas, na Rádio Primavera no quadro Vide Bula respondendo diretamente aos ouvintes em questões relacionadas a saúde.

Um comentário: